O PEP desenvolve ações tanto no campo das mídias sociais, como em atividades práticas, tais como: campanhas e eventos em shoppings centers, empresas, pet shops, colégios, entre outros. As atividades realizadas em parceria nestes espaços, além de ampliar as possibilidades de adoção dos animais, permite o trabalho de conscientização e disseminação das boas práticas, preconizadas nos nossos objetivos. Traduzindo-se também em uma ação de responsabilidade social do parceiro, que se reverte numa imagem positiva perante a sociedade em geral.
Estas atividades são apoiadas por parceiros que disponibilizam seus espaços para coleta de doações, realização de eventos e divulgação. Cabe destaque a parceria com os Shoppings Carioca e Grande Rio que já nos disponibilizaram espaços de lojas, para montarmos nossas lojinhas solidárias, permitindo a geração de renda para auxiliar nas despesas com o tratamento dos animais amparados pelo projeto.
Com a ajuda de pet shop e outros estabelecimentos parceiros esta campanha coleta donativos como: casinhas, toalhas, caminhas, bacias, medicamentos, produtos para higiene dos peludos (cães e gatos), ração para adultos e filhotes, roupas cirúrgicas e materiais para limpeza para distribuição em abrigos e protetores independentes de animais (cães e gatos)
Objetiva conscientizar os tutores de animais de que a identificação é um ato fundamental para reduzir o número de cães e gatos perdidos e que não são localizados. Todos os animais doados pelo Projeto possuem identificação com o nome e telefone do seu tutor.
Os animais amparados pelo Projeto permanecem geralmente por mais de 6 meses ou até anos aguardando uma família que os adotem, com isso a demanda de ração é enorme, e a participação de colaboradores é essencial para conseguirmos alimentá-los.
.
Produção de conteúdo para as redes sociais e material impresso, com temas sobre castração, vacinação, posse responsável e demais cuidados com os animais.
•Mutirões de limpeza no abrigo.
•Mutirões ou grupos de castração de cães e gatos, realizados em veterinários parceiros ou em postos de castração da prefeitura ou outros orgãos gratuitos.
•Dia do Pet Voluntário”, ocasião em que são realizadas visitas em asilos, buscando levar alegria e acolhimento aos moradores destas instituições através do contato com os nossos pets.
Quem não pode adotar um peludinho, pode ser um padrinho ou madrinha na Campanha Filho do Coração. O objetivo desta é prover o básico para cães e gatos apoiados pelo Projeto Entre Pegadas como: exames, medicamentos, ração especial, consulta com especialistas e castração.
Projeto CEASA-RJ: esta ação iniciou-se em julho de 2016, a partir de um pedido de ajuda do grupo Vitória Animal, que já atua há alguns anos no tratamento de animais do CEASA. Desde então, foram organizados mutirões de castração na antiga SUBEM-RJ, na Associação dos Carregadores da Ceasa-RJ (Accerj) e em outros mutirões de castração, assim como, a viabilização de vagas em campanhas de adoção para estes animais.
Para o tratamento e pós-operatório dos animais castrados, além dos voluntários do PEP, inicialmente contávamos com a colaboração dos trabalhadores da caixotaria. Posteriormente, foi cedido pela própria administração do Ceasa-RJ espaço para que possamos cuidar e amparar estes animais até que os mesmos sejam resgatados. Em 7 anos de atuação, foram castrados mais de 2000 animais e mais de 600 animais adotados
Para auxiliar com as despesas veterinárias A Lojinha do PEP, que ocorre de forma itinerante em campanhas e eventos, tem 100% de sua renda revertida para os animais amparados pelo Projeto.